terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Equilibrio Extraordinário

O segredo essencial ao equilibrio felino é a rapidez da reacção muscular às mensagens rápidas enviadas ao cérebro pelos olhos e pelo centro do equilíbrio, no ouvido interno. O animal é hipersensível a alteraçãoes de posição e comunica-as aos músculos e articulações mais depressa do que um ser humano.



A Função da Cauda

O gato serve-se da cauda para contrabalançar o peso do seu corpo. O princípio é simples: se o gato vai a caminhar ao longo de um muro ou de uma cerca estreita e decide olhar para um dos lados, alterando o seu centro de gravidade, move automáticamente a cauda na direcção oposta, restabelecendo o centro de gravidade e mantendo o equilíbrio. A cauda serve também como contrapeso , quando o gato precisa de mudar de direcção enquanto corre a alta velocidade.





A Arte de Cair


Quando um gato cai , os seus olhos e as suas estruturas no ouvido interno transmitem informação ao cérebro sobre a posição da cabeça em relação ao chão. Em milésimos de segundo, o cérebro recebe o sinal e envia instruções à cabeça para reordenar a posição relativamente ao solo. O resto do corpo endireita-se em relação à cabeça até atingir uma posição segura para aterrar. Recentemente descobriu-se que os gatos que caem de edifícios altos não sofrem fracturas da maneira que se supunha. Como seria de prever, a quatidade de lesões aumenta em relação ao númerode andares dos quais o animal cai mas só até aos sete andares de altura. A alturas superiores, o número de fracturas começa a diminuir! Isto sucede aparentemente por o corpo de um animal atingir a velocidade máxima de queda após passar cerca de cinco andares. Neste momento a velocidade torna-se constante. Em consequência o animal descontrai-se e afasta as pernas, criando uma resistência máxima no ar (à semelhança de um pára-quedista em queda livre que prepara a descida). Os membros relaxados são menos expostos a fracturas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário